
As mudanças climáticas empurradas pela devastação humana onde todos somos culpados e a ocupação desordenada de áreas de risco promoveram a maior tragédia no Brasil e uma das maiores do mundo no início deste mês de Janeiro/2011. Para termos uma idéia da dimensão da catástrofe, o evento foi o 8º maior em todo o mundo segundo a ONU.
O homem está assassinando o planeta e o próprio ser humano está pagando a conta. Consumismo, alimentação à base de carne, descarte e manipulação inadequada do lixo, maus hábitos dentro do lar... a lista poderia agregar muito mais elementos mas já dá para termos uma idéia do que estamos fazendo com o nosso planeta e com o nosso semelhante.
Até quando mais vidas terão que ser perdidas para que possamos mudar nossa forma de pensar, nossos hábitos de vida, nossos costumes alimentares, etc.?
Que possamos refletir sobre o nosso futuro.
Sylas Motta
Reportagem OECO
http://www.oeco.com.br/reportagens/24712-chuvas-de-2011-superam-media-
As chuvas que causaram centenas de vítimas na região serrana do Rio de Janeiro caíram em quantidade bem maior às que foram registradas no mesmo período do ano passado. De acordo com informações do INPE, a média de precipitações registrada no país entre o 01 de janeiro e dia 12 janeiro de 2010 para todo país foi 77,6 mm , enquanto que neste ano a média para os primeiros 12 dias do ano foi de 98 mm. Veja as imagens abaixo fornecidas pelo CPTEC do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.


As piores precipitações na região onde estão as cidades de Teresópolis, Petropólis e Nova Friburgo ocorreram na noite da terça (dia 11) e na madrugada de quarta feira (12 de janeiro). Segundo informações da Defesa Civil mais de 360 pessoas morreram em decorrência de deslizamentos e trombas da água nestas localidades. A imagem abaixo é uma animação feitas com imagens de satélite entre as 22:30 do dia 11 até às 6:30 da manhã do dia seguinte. Note a concentração de nuvens sobre o estado do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá. Use esse formulário para expressar sua opinião sobre os artigos postados no blog.