
Vila Velha/ES, 12 de Dezembro de 2009.
Hoje estaremos reunidos na Curva da Sereia, na Praia da Costa - Vila Velha/ES, para manifestarmos juntamente com o movimento E HORA DO PLANETA e com mais 3190 cidades e 139 países, a nossa preocupação com as mudanças climáticas que já estamos vivenciando. Mas peço licença para refletir em alguns pontos com vocês nesse momento. A Décima Quinta Conferência das Partes ou COP15 que acontece em Copenhague - Dinamarca, está discutindo metas que vão mirar o futuro do nosso planteta, ou seja, o futuro da nossa sobrevivência, do nosso bem estar, da vida do ser humano e de todos os seres vivos que habitam a nossa terra.
A luta não é fácil, todos sabemos. Nesse momento temos transferido a responsabilidade do nosso futuro para as mãos dos líderes de países em todo o mundo. É bem verdade que eles tem o poder nas mãos nesse momento mas a realidade é que, independente do que seja acordado em Copenhague, as mudanças estão nas nossas mãos também.
Isso mesmo. Temos que nos conscientizar de que não podemos mudar o mundo se não mudarmos a nós mesmos primeiramente. O ser humano tem sido egoísta pois tem consciência da sua parcela de culpa mas não efetua as mudanças necessárias, muitas vezes transferindo a culpa para terceiros ou acusando aos outros antes de examinar a sim mesmo. E como podemos mudar a nossa realidade? Precisamos aceitar que todos precisam mudar e colaborar. Precisamos pensar no TODO antes de pensar apenas em nós mesmos.
Na verdade a questão do aquecimento global vai muito além do que muitos imaginam. Eis alguns hábitos que são nocivos para o meio ambiente e para o próprio indivíduo que muitos ainda insistem em arranjar desculpas (todas tolas e injustificáveis) para continuar trilhando esse caminho que tanto nos prejudica.
- Consumo de Carne: A pecuária é hoje a grande responsável pelo nosso desmatamento e pela liberação de gases na camada de ozônio. Isso mesmo. Para a produção de animais para corte e aves para postura cada vez mais áreas são desmatadas, rios são poluídos com dejetos desses animais (lembre-se de que a população desses animais hoje tem sido elevada cada vez mais para que seja possível oferecer carne bovina, suína e aves para todos). O consumo de água para a produção de carne agrava o problema com os recursos hidricos e, por mais absurdo que possa parecer, contribui para o aumento da fome mundial. Isso porque gasta-se muito mais para alimentar essa quantidade de animais para corte e postura do que realmente é necessário para alimentar a população mundial, segundo dados da própria ONU. Um outro problema com relação ao gado bovino. Esses animais liberam muito metano, um gás que é altamente nocivo para a camada de ozônio. Por mais estranho que possa parecer, a quantidade desses animais é tão grande no Brasil que a quantidade de gases liberados é altamente preocupante.
- Consumismo: Esse é outro problema que vem com o nosso capitalismo. Diversas famílias compram desnecessariamente. Hoje são duas, três, até mesmo quatro aparelhos de TV em uma residência, muitas vezes, funcionando ao mesmo tempo. São dois ou mais computadores, luzes ligadas desnecessariamente, muitas vezes como adorno, dentre outros hábitos nada saudáveis para o meio ambiente.
- Desperdício: Toneladas de alimento são jogadas fora por ano no Brasil. Todos alimentos em perfeitas condições, que sobram devido ao exagero de sempre comprar mais do que se deve ou preparar além daquilo realmente necessário para o consumo. Temos o problema da água. Hábitos como o de escovar os dentes com as torneiras abertas indefinidamente e tomar banho também com o chuveiro aberto, mesmo na hora de se ensaboar, são exemplos também de desperdício.
- Lixo: Com hábitos tão nocivos a produção de lixo somente poderia aumentar. E para agravar o problema ainda não conseguimos implantar a cultura da separação do lixo seco e úmido para os serviços de coleta seletiva.
Na verdade precisamos de mudar nossos costumes e hábitos para que possamos mudar o nosso meio ambiente. E para isso precisamos descer do pedestal do nosso egoísmo para que isso possa se tornar uma realidade.
Mudanças que ajudariam muito?
1) Mude seus habitos alimentares: Não há como alguém afirmar que não sabia sobre o problema do consumo da carne de animais e o meio ambiente. Essa informação é fartamente divulgada. O que precisamos é de DEIXAR O NOSSO EGOÍSMO e adotarmos uma postura com relação a esse tema. Não consuma carne, seja ela de peixe, frango, boi ou qualquer outro animal. Se você faz isso, mesmo que de vez em quando, está financiando aqueles que estão devastando o nosso planeta. Responda a uma pergunta: Vale a pena continuar com seu consumo desses alimentos diante de tudo o que está acontecendo? Uma outra: Será que podemos contar com a sua decência e inteligência e pedir que abandone essa prática?
2) Reduza o consumo: Verifique tudo o que tem de desnecessário na sua casa e que produza aumento no consumo de luz e água. Elimine isso. Corrija também seus hábitos como o de fechar o chuveiro equanto se ensaboa ou o de usar baldes para lavar o seu carro. Somente prepare e compre alimentos que não degradem o meio ambiente e evite o desperdício. Além de contribuírem com o aumento do lixo, lembre-se de que há muita fome em todo o mundo.
3) Separe o lixo seco do úmido: Isso facilita a coleta seletiva e a reciclagem do lixo, reduzindo sua quantidade no meio ambiente.
4) O mais importante: Depois de estar inserido em tudo o que foi exposto acima, passe a idéia adiante. Nao se preocupe se vão lhe achar chato. Ninguém pode lhe tirar esse direito de falar e ensinar pois os habitos nocivos de seus vizinhos, parentes e amigos também prejudicam o ambiente em que você vive e a sua saúde. Ninguém tem o direito de fazer isso com você.
Estaremos hoje na VIGÍLIA POR UM ACORDO PRA VALER. Parcipe conosco.
Cronograma:
-19:00hs: Caminhada à luz de Velas com partida da Colônia dos Pescadores
-20:00hs: Início da Vigília com a Leitura da Declaração por Um Acordo Pra Valer.
Venha, mobilize-se. O futuro do nosso planeta está nas nossas mãos.
Um forte abraço,
Sylas Motta
Ativista Ambiental
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá. Use esse formulário para expressar sua opinião sobre os artigos postados no blog.