sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Sociedade civil perde espaços de participação na COP-15




18/12/2009 - 01h12
Por Reinaldo Canto, direto de Copenhague para a Envolverde



O acesso Bella Center, palco da Conferência do Clima, aqui em Copenhague, vem-se limitando cada vez mais, principalmente para o acesso de organizações não governamentais. ONGs como Greenpeace e WWF foram “convidadas” a se retirar quando já estavam no interior do centro de eventos pela polícia dinamarquesa.

Os integrantes do Greenpeace entregaram uma carta aos policiais onde se lê que seus membros estão devidamente credenciados e que a organização é parte integrante no processo da COP-15. “Eu estou trabalhando para a COP-15” diz a carta, que ressalta que os integrantes do Greenpeace contribuem para que se atinja o objetivo de chegar a um acordo justo, ambicioso e vinculante por meio de ações que limitem o aumento da temperatura a menos de 2 graus e que efetivamente combatam os “perigosos efeitos do aquecimento global”.

A sociedade civil, por meio das organizações que a representam, é reconhecida internacionalmente, há muitos anos, como parte integrante dos processos institucionais no âmbito das Nações Unidas. As ações e medidas restritivas de acesso, que vêm ocorrendo desde o início da semana, comprometem o caráter de governança global e o processo democrático de participação pretendidos pela organização da 15º Conferência das Partes.

As entidades prometem recorrer dessa decisão e protestar contra o que consideram “contrariar o espírito” do evento.

O acesso ainda não foi totalmente vedado, a coordenação da COP restringiu o acesso do Greenpeace, por exemplo, a quatro integrantes, nesses dois últimos dias de conferência. Mas podem ser aguardadas novas reviravoltas, pois da maneira como o processo vem sendo conduzido até aqui, será possível que no último dia, a conferência esteja restrita apenas a poucos privilegiados.

Os objetivos de globalizar as discussões mundiais com o apoio da presença e da manifestação de todos os segmentos da sociedade mundial vão se fechando perigosamente para mais uma vez servir apenas de fachada aos interesses econômicos dos mais ricos.

Material produzido e editado pela Envolverde/Mercado Ético/Carbono Brasil/Rebia/Campanha Tic-Tac/EcoAgência, e distribuído para reprodução livre com o apoio da Fundação Amazonas Sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Use esse formulário para expressar sua opinião sobre os artigos postados no blog.